A importância de consultas e exames oculares

Publicado em

Atualmente, com o surgimento das novas tecnologias, o aumento da poluição e todos os estímulos visuais a que somos constantemente sujeitos, a nossa visão sofre danos e impactos dos quais nem nos apercebemos. É nesse sentido que as consultas e exames oculares rotineiros tem um papel fundamental na saúde da sua visão.

 

Consultas de oftalmologia:

A oftalmologia é a especialidade médica que permite avaliar os seus olhos com precisão, assim como todos os agentes que os protegem e que fazem parte da visão, como é o caso das pálpebras e cílios. Através desta especialidade podem-lhe ser prescritas receitas de óculos e/ou a adaptação de lentes de contacto.

 

O que deve ser avaliado numa consulta de oftalmologia:

  • Exame de refratometria – avaliação que permite verificar qual a graduação que o paciente necessita para obter uma maior visão;
  • Exames variados que permitam avaliar todas as estruturas oculares, passando pela função motora e sensorial, córnea, cristalino, retina, medida da pressão intraocular.

 

Só após a realização desta bateria de exames oculares é que o oftalmologista poderá detetar e definir o tratamento adequado para cada patologia.

Um erro comum, que a grande maioria da população faz, é recorrer a este especialista apenas quando sente dificuldades ao ver ou até mesmo em caso de cataratas. Esta intervenção tardia do especialista pode dificultar, e muito, o processo de recuperação da visão. Muitas destas patologias são muitas vezes graves, e que não manifestarem sintomas nas fases iniciais, podem chegar a causar cegueira.

 

Principais doenças oculares:

  • glaucoma – trata-se de hipertensão intraocular e é uma das maiores causas de cegueira irreversível;
  • doenças degenerativas da retina;
  • tumores intraoculares – com taxa de mortalidade associada;
  • cataratas – causa diminuição da visão. No entanto, esta é, geralmente, reversível, através da realização de uma cirurgia;
  • conjuntivite – irritação ou inflamação da membrana conjuntiva. Esta inflamação pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias, ou pode ser uma reação alérgica;
  • inflamações intraoculares – as uveítes apresentam uma taxa de cegueira significativa, caso não seja tratada precocemente, ou não seja aplicado o tratamento adequado.

 

Rastreios importantes para a saúde ocular:

No Oculista Afonso sabemos o quão importante é cuidar e saber cuidar da sua saúde ocular. É a pensar em si que dispomos dos Serviços de Optometria e de Contactologia. Este tipo de consultas permite avaliar o estado da sua visão e, caso seja detetado pelos nossos especialistas algum tipo de anomalia, será encaminhado para  uma unidade de saúde especializada.

Tags: , , , , , , ,