O verão é uma época repleta de alegrias, com férias, piqueniques, e passeios à praia, com alguns efeitos adversos nos olhos.
Sendo esta uma época do ano onde os cuidados são geralmente colocados em terceiro plano, é essencial estar consciente dos potenciais perigos e também das dicas de prevenção, para que assim possa manter os seus olhos saudáveis durante toda a época.
É verdade que problemas oculares podem afetar qualquer pessoa em qualquer altura do ano, mas no verão, há tipos de problemas mais suscetíveis a se desenvolverem.
Quando se pensa em alergias oculares, muitos pensam que apenas ocorrem na primavera, porém alergénios comuns e específicos são predominantes no verão. Por exemplo, o mofo e as sementes atingem frequentemente o auge durante os meses mais quentes do verão. Assim, os indivíduos alérgicos a estes dois alergénios podem ter um aumento dos sintomas da alergia ocular, incluindo prurido nos olhos, ardor e olhos secos.
As queimaduras solares não afetam apenas a pele. Assim, demasiada exposição solar pode causar uma queimadura da córnea e sintomas, tais como olhos secos, visão turva, e uma sensação de areia.
Os olhos secos são uma condição que pode aumentar durante o verão. As temperaturas elevadas no exterior, em conjunto com as ventoinhas e o ar condicionado no interior, são uma armadilha para intensificar os sintomas dos olhos secos. Alguns sintomas comuns são, a sensação de areia ou areia nos olhos, ardência e vermelhidão.
Embora o verão possa não ser uma época de frio e doenças, não está imune ao desenvolvimento de uma infeção ocular. Estas infeções ocorrem a qualquer altura do ano, porém certas atividades exteriores aumentam o seu risco, por exemplo, acampar ou nadar, pode expo-lo a agentes patogénicos.
O verão pode significar um aumento na sua agenda social. Férias, festas, e outras atividades de verão podem deixar-lhe com pouco sono e causar assim a conhecida fadiga ocular e irritação.
É indispensável seguir todas as precauções de saúde e segurança dos olhos, por exemplo, lavar as mãos antes de manusear as lentes de contacto, não partilhar a maquilhagem dos olhos, e utilizar óculos de proteção adequados para a sua diversão desportiva de verão.
Utilize óculos de sol sempre que estiver ao ar livre durante o dia. Os óculos de sol que fornecem 100% de proteção UV são uma obrigação para manter os seus olhos saudáveis, mesmo com o céu nublado. Caso utilize lentes de contacto, muitas marcas apresentam proteção UV incorporada, no entanto, ainda é essencial usar óculos de sol, dado que estas não cobrem as áreas circundantes do seu olho.
Opte por protetor solar facial com um FPS de 30 ou superior, aplicando nas áreas ao redor dos olhos, incluindo as pálpebras.
A desidratação, mais sentida no verão, afeta a capacidade natural do seu corpo de produzir lágrimas. Assim, mantenha-se hidratado e promova a produção normal de lágrimas, prevenindo que estas sequem.
Os olhos secos podem agravar no verão, e lubrificar com gotas oftálmicas é essencial. Considere a utilização do tipo sem conservantes, podendo ser utilizados com maior frequência.
Nem sempre é possível diminuir toda a exposição a alergénios, especialmente os que se encontram no exterior. No entanto, utilizar óculos de sol e lavar a cara, assim que se chega do exterior, ajuda na remoção dos alergénios e na diminuição de qualquer sintoma relacionado.
Quando vai nadar, o cloro pode irritar e secar os seus olhos. Assim, se for dar um mergulho num rio ou lago, as bactérias contaminantes podem mesmo danificar os seus olhos. O uso de óculos de natação pode reduzir a irritação.
Se está com algum sintoma ou simplesmente deseja esclarecer alguma dúvida, conte com a equipa Oculista Afonso para a realização de um diagnóstico e tratamento apropriado e com resultados surpreendentes.
Tags: consulta de Optometria, Óculos de Sol, saúde ocular, Saúde Visual